quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dica de Livro: O rei do Inverno, de Bernard Cornwell


O Rei do inverno é o primeiro livro de uma trilogia chamada: As crônicas de Artur.

Narradas por Derfel Cadarn, um órfão saxão adotado por Merlim e que acaba por se tornar um dos principais guerreiros a serviço de Artur.

As crônicas arturianas tratam da lenda de Artur, muito conhecida, não somente na Europa, mas em todo o Mundo.

Posso dizer que Bernard é um dos melhores romancistas históricos do mundo, para não dizer o melhor. Ele trabalha com a lenda arturiana de uma forma jamais vista, fazendo ligações de possibilidades históricas, tentando contextualizar diretamente com o histórico da antiga Grã-Bretanha.

Uma história fantasiada criada em um ambiente historicamente plausível que torna a escrita de Bernard intrigante, nos prendendo do inicio ao fim, e fatos tão complexos e detalhados como as descrições do cotidiano, da política, da barbárie e das batalhas da época.

Os personagens sempre presentes nos contos arturianos, como Guinevere, Lancelot, Merlin e o próprio Artur ganham personalidades marcantes e fazem o leitor se simpatizar com as personagens, criando laços em uma relação de ódio e amor, que pode te levar a algumas lágrimas.

O contexto histórico da obra foi elaborado em uma época considerada “Era das trevas”, anterior a idade média, período posterior a saída dos romanos da Grã-Bretanha, que está devastada com o domínio romano, além de estar sofrendo com as invasões Anglo-Saxonicas, e Artur, um grande estrategista cai em uma trama do destino, e se prende aos conflitos militares com os inimigos Saxões. As narrativas das batalhas são maravilhosas, excepcional, muito bem detalhada e elaborada.

Outro ponto que me chama a atenção é a invasão do Cristianismo, que confronta-se com a religião antiga dos Druidas; formando intrigas e tornando a ilha Britânica em um caos. A magia é outro ponto forte nas narrativas de Cornwell deixando em aberto o julgamento de fatos que tanto poderiam ter sido reais, como apenas uma combinação de manipulações psicológicas, retórica e o uso de tecnologias primitivas.

Um jogo de intrigas feitas pelo Destino. Conflitos militares e religiosos. Amor, e MUITA brutalidade, sangue e espadas rompendo escudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário